ilustra_passado_futuro-04.jpg
SENAR 30-4-04.png

​​NOSSO SISTEMA É 100.
JÁ SEMEANDO OS PRÓXIMOS 100.

 

Linha do Tempo

Logo Senar 30.png

CRIAÇÃO DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR)

Criação do Senar para atender gratuitamente milhares de brasileiros do meio rural, contribuindo para sua profissionalização, integração na sociedade, qualidade de vida e pleno exercício da cidadania.

 

Mais de 80 milhões de

atendimentos realizados

CNA JOVEM: NOVAS LIDERANÇAS DO AGRO

Criação do programa CNA Jovem para identificar e apoiar o desenvolvimento de novas lideranças para a agropecuária brasileira.

4 edições realizadas

Participação de 4,9 mil jovens

2015 POLO DE ENSINO-01.png

2015

2014

2014 Paisagens rurais.jpg
2014 cna jovem.jpg

2014

2015

2014 rede etec Marca SENAR Formacao Tecnica RGB Preferencial-01.png
2013 Saude Preventiva.jpg

2013

2010

2010 Marca SENAR Programa Educação a Distância RGB Preferencial-01.png
1995 unesco-logo.png

1995

1991

Senar3_-02.png
2019 agronordeste.png

2019

2019

2019 Brumadinho .png
Senar3_-03.png

1992

1993

1993 Marca SENAR Programa Formação Profissional Rural RGB Preferencial-01.png

REGULAMENTAÇÃO DO SENAR

Em 10 de junho, é assinado o decreto presidencial que regulamenta o Senar, composto por uma administração central, com sede em Brasília, e 27 Administrações Regionais em todos os estados e no Distrito Federal.

ASSINATURA DO CONVÊNIO SENAR/UNESCO

Ampliação das ações e atividades de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, a exemplo do convênio com a Unesco, entre outros. Produz o 1º vídeo institucional. Faz a campanha “O grito do Senar” para mostrar a toda sociedade brasileira a importância do trabalho que desenvolve: editoriais em jornais e revistas, propaganda na TV, distribuição de mais de 600 pés de café aos parlamentares e kits com material institucional. O Departamento de Educação Profissional inicia a produção de cartilhas voltadas ao trabalhador e ao produtor rural.

PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

A educação a distância do Senar ampliou o acesso remoto ao conhecimento e abriu oportunidades para formação e profissionalização das pessoas do meio rural.
 

Mais de 1 milhão de matrículas ofertadas (Início 2010)

1997

1997 Marca SENAR Programa Promocao Social RGB Preferencial-01.png

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL

O Senar implementa a Formação Profissional para levar conhecimento, habilidades e atitudes ao processo de produção para o trabalhador rural.

 

Mais de 14 milhões

de participantes

CAPACITAÇÃO NAS REGIONAIS

O Departamento Técnico do Senar realiza a primeira avaliação de processos da Formação Profissional Rural e Promoção Social nas Administrações Regionais. E comemora o alcance de 700 mil produtores capacitados.

2019 Ateg Artesanal.png

2019

1998 parcerias.jpg

1998

ANO DE PARCERIAS

Nova parceria com o MEC, para desenvolver o primeiro programa do Senar de EaD, via rádio e fita cassete. Com o Sebrae, para implantar programas nas áreas de tecnologia, administração rural, cadeias industriais e formação de micro e pequenos empreendedores rurais. A ação conjunta com o Ministério do Trabalho foi para alfabetizar adultos nas áreas rurais do país. Já com a Sudene e o Sebrae, para levar cursos de formação profissional aos trabalhadores sem escolaridade do Nordeste.

CAPACITAÇÕES AMBIENTAIS

Início das ações de capacitação ambiental, com cursos e treinamentos sobre preservação ambiental e de incêndios. Forma grupos de voluntários para agir nas áreas de risco do país.

2000

2000 capacitacoes ambientais.jpg
2001 Parceria com o Mec.png

2001

PARCERIA COM O MEC

Assina termo de parceria para o Programa de Educação Profissional para trabalhadores rurais sem escolaridade. O Secretário Executivo do Senar é indicado pela CNA para representar o setor rural no Conselho Nacional de Educação.

2001

2001 10 anos.jpg

10 ANOS

O Senar atinge a marca de 1,7 milhão de pessoas do meio rural com seus treinamentos.

 

2004 Marca SENAR Programa Aprendizagem Profissional Rural RGB Preferencial-01.png

2004

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL RURAL

O Senar inicia o programa Aprendizagem Profissional proporcionando oportunidades de emprego aos jovens trabalhadores que constituem a base sobre a qual se constroem o presente e o futuro das empresas rurais.

Mais de 28 mil participantes

2005

2005 Marca SENAR Programa Apoena Senar RGB Preferencial-01.png

APOENA

É lançado o programa Apoena, para promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais da área rural nos cursos e eventos da formação profissional rural e na promoção social.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA
E GERENCIAL (ATeG)

Criação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar para atender produtores rurais de todas as regiões brasileiras, possibilitando o acesso a um modelo de assistência associado à consultoria gerencial.

1 milhão de visitas técnicas realizadas

Mais de 148 mil propriedades
cadastradas (Início em 2014)

1,2 mil técnicos de campo

5 mil instrutores

PARCERIA COM A CONTAG

Assinatura de convênio com a Contag no âmbito do programa desenvolvido por aquela instituição relativo à capacitação de trabalhadores em finanças, gestão e organização sindical.

2005 contag-01.png

2005

2009

2009 Marca SENAR Programa Inclusao Digital Rural RGB Preferencial-01.png

INCLUSÃO DIGITAL

São criados novos cursos e programas especiais, como o Programa de Inclusão Digital, com salas com computadores, conectados a internet, em sindicatos rurais de todo o país.

Instituto CNA

2009

INSTITUTO CNA

Com a CNA foi criado o Instituto CNA, o qual desenvolveu, junto ao Senar, os programas: “Com Licença Vou à Luta”, “Mãos que Trabalham” e “Útero é Vida”.

2010 CRUZANDO CONTINENTES  .jpg

2010

CRUZANDO CONTINENTES

Inicia-se a parceria internacional para levar a metodologia dos cursos ao continente africano.

2010

2010 Senar Rondon.jpg

SENAR RONDON

Para melhorar a qualidade de vida dos produtores, trabalhadores rurais e suas famílias que vivem em pequenos municípios e nos assentamentos rurais, é criado o programa Senar Rondon, uma parceria do Senar com o Instituto CNA.

2010 SINDICATO FORTE  .jpg

2010

SINDICATO FORTE

É desenvolvido o programa Sindicato Forte, visando o apoio e fortalecimento do sistema sindical rural.

2011

2011 20 anos.jpg

20 ANOS

O Senar comemora seus 173 cursos e programas de formação profissional rural, 48 áreas de atividades e programas de promoção social com mais de 60 milhões de produtores e trabalhadores rurais beneficiados em todo o país.

2019

2019 lançamento.png
2011 Trabalho Decente.png

2011

NOVOS PROGRAMAS

Foram desenvolvidos os seguintes programas: Trabalho Decente – Educação Postural no Campo; Capacitação Tecnológica de Instrutores e Técnicos do Senar, em parceria com a Embrapa e outras instituições de ensino; e Qualificação em Suinocultura, uma parceria com a ABCS.

2011

2011 Parceria com o MEC.jpg

PARCERIA COM O MEC

É firmada parceria com o MEC para realização dos cursos Pronatec, com previsão para capacitação, em 2012, de 50 mil alunos.

Inicia-se o programa de capacitação tecnológica dos instrutores do Senar, visando atualizar os técnicos responsáveis pelos cursos.

São lançados os programas Trabalho Decente, Educação Postural no Campo e EPI – Trabalhador Protegido, com o objetivo de levar informações em relação ao conforto, saúde e segurança durante a realização das atividades diárias no campo.

INÍCIO DOS CURSOS TÉCNICOS

O Senar passa a oferecer, em caráter piloto, o ensino formal, por meio do Curso Técnico em Florestal, realizado em uma parceria com o Instituto Federal, em Araguacema/TO.

2012 Marca SENAR Programa Técnico em Florestas RGB Preferencial.png

2012

2012

2012 EDUCAÇÃO FORMAL .jpg

EDUCAÇÃO FORMAL

Com a criação da Área de Educação Formal, desenvolveu-se o Programa de Agricultura de Precisão, uma parceria com o Senar – RS. Com uma parceria técnica e financeira com o Sebrae, foi criado o Programa Produção de Leite de Qualidade, visando o atendimento da legislação IN 62.

AGRICULTURA DE PRECISÃO

É desenvolvido o programa de Agricultura de Precisão, assunto atual que passa a ser demandado pelos produtores rurais.

2012 Marca SENAR Programa Agricultura de Precisão RGB Preferencial-01.png

2012

2013

2013 Marca SENAR Programa Assistencia Tecnica e Gerencial RGB Preferencial-01.png

SAÚDE PREVENTIVA

O Senar ampliou os investimentos em promoção social por meio da prevenção em saúde e qualidade de vida, com programas que promovem um olhar voltado para a saúde integral: Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural.

 

Mais de 6 milhões de participantes 

REDE e-TEC

Além de contar com o Portal EaD, o Senar firmou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para levar ao campo a Rede e-Tec Brasil, que oferece educação profissional e tecnológica de nível médio, gratuita e a distância.

Mais de 21 mil matrículas efetivadas (desde 2015)

Mais de 5 mil formados

PAISAGENS RURAIS E ABC CERRADO

Em parceria com o Banco Mundial, MAPA e Embrapa e com foco na gestão integrada do bioma Cerrado, o projeto prepara o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, adotando tecnologias de baixa emissão de carbono.

Mais de 7,8 mil produtores capacitados

Cerca de 93 mil hectares de pastagens degradadas recuperadas

POLOS DE ENSINO

Parceria bem-sucedida firmada entre o Senar e os sindicatos rurais para oferecer uma estrtura diferenciada para formação técnica em agronegócio.

 

160 polos distribuídos nas 5 regiões brasileiras 

MAPA LEITE

Primeiro projeto com o Mapa utilizando recursos de política pública para o fomento do produtor de leite. Projeto com ótimos resultados técnicos e econômicos, com o objetivo de melhorar a qualidade e a segurança do leite produzido, além da capacitação de técnicos de laticínios e transportadores de leite.

Mais de 4,5 mil propriedades atendidas

CENTROS DE EXCELÊNCIA

Inauguração do primeiro Centro de Excelência em Fruticultura, localizado no Vale do São Francisco, e que integra o projeto de 4 centros de educação profissional e tecnológica voltados à gestão de diversas cadeias produtivas, em diversas regiões do país. Em 2018, foi inaugurado o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande/MS, voltado à formação de técnicos em agropecuária.

Mais de 5 mil matrículas ofertadas, que inclui também os cursos e eventos de ATeG do Senar

2019

2019 agroup.png

PROGRAMA AGRONORDESTE

O programa AgroNordeste foi criado para aumentar a cobertura da Assistência Técnica e Gerencial no semiárido brasileiro, fortalecer o associativismo, promover a sustentabilidade da produção, aumentar a produtividade no campo e apoiar o empreendedorismo.

Mais de 33 mil propriedades atendidas

SUPERAÇÃO BRUMADINHO

Programa criado para apoiar as famílias de pequenos produtores rurais dos municípios de Brumadinho, Sarzedo e Mário Campos, afetados pelo rompimento da barragem no Córrego do Feijão. A partir de assistência técnica e gerencial, foram realizadas ações de formação profissional e promoção social – acordo de cooperação técnica com o Ministério da Cidadania por meio do Programa de Fomento Rural do governo federal.

 

480 produtores atendidos, com 5 mil visitas técnicas realizadas

ATeG PARA AGROINDÚSTRIA ARTESANAL 

A Assistência Técnica e Gerencial para agroindústria artesanal é uma iniciativa que agrega valor aos produtos elaborados por pequenos e médios estabelecimentos rurais com foco na gestão e boas práticas de fabricação.

Mais de 300 estabelecimentos atendidos

REDE DE
INOVAÇÃO AGROUP

O AgroUp é uma rede nacional de tecnologia global para o campo, que identifica e resolve localmente problemas brasileiros apontados por produtores rurais.

 

163 ações de inovação e

maratonas (hackathons) realizadas

LANÇAMENTO DA COLEÇÃO SENAR

O Senar lança sua estante virtual com mais de 100 títulos de cartilhas para download gratuito, a primeira voltada para o setor agropecuário atendendo ao público com conteúdos inovadores, relevantes e tecnologias para a melhoria da produção e do meio rural brasileiro.

JÁ SEMEANDO OS PRÓXIMOS 30 ANOS.
CONHEÇA NOSSAS AÇÕES

CNA

SENAR

INSTITUTO CNA

EAD

ETEC

FACULDADE CNA

CONSELHO DO AGRO

NOTÍCIAS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

REPRESENTATIVIDADE

EVENTOS

PÁGINAS ESPECIAIS

  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • Flickr
2020 app-01.png

2020

APP COLEÇÃO SENAR

Com 1 ano no ar, 410 mil downloads realizados, a coleção Senar, ganhou um aplicativo com recurso de voz para busca e leitura, compartilhamento de títulos e possibilidade de acesso aos conteúdos das cartilhas em modo online e off-line.

2021

Logo CNA 70.png

2013

Faculdade CNA Logo_Preferencial_RGB.png

CRIAÇÃO DA FACULDADE CNA

Com um projeto educacional diferenciado, a Faculdade CNA se destina a suprir uma lacuna no processo de gestão do agronegócio brasileiro, com o objetivo prioritário de unir teoria à prática.

        Em 2021 a Faculdade CNA passou a contar com 50 polos.

2016 Mapa leite.jpg

2016

2017

2017 centro.jpg

LANÇAMENTO DA NOVA MARCA CNA

Uma evolução do legado da CNA, a nova marca acompanha a mudança do agro brasileiro,  trazendo, em sua forma e cores, modernidade.

Simbolo Arado CNA RGB Preferencial.png

2019

2019 cadec.png

2019

PROGRAMA CADEC BRASIL

Com a publicação da Lei da Integração em 2016, o Sistema CNA/Senar montou uma estrutura de consultoria técnica e jurídica para atender gratuitamente aos suinocultores e avicultores no sentido de esclarecer a lei, conduzir encontros e reuniões, além de instruir sobre técnicas de negociação e gestão dos custos de produção.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE ESTRUTURAÇÃO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DE PULSES

Com o propósito de promover os pulses, o Sistema CNA/Senar estruturou um programa em apoio ao setor. A primeira ação foi o lançamento de um site com as informações das principais espécies e variedades de pulses cultivadas no país.

2020

2020 pulses.jpg

ATEG VIRTUAL

Senar passou oferecer atendimento virtual para produtores assistidos pela ATeG, para dar continuidade às ações durante o período de vigência das medidas de distanciamento social  devido à pandemia da Covid-19.

2020

Marca SENAR Programa ATeG Virtual RGB Preferencial-01.png

AÇÕES NA PANDEMIA

O Sistema CNA/Senar não parou de trabalhar para atender ao produtor durante a pandemia. Entre as principais soluções: ampliação de cursos a distância; WhatsApp para solucionar problemas de produção e saúde; cartilhas on-line de prevenção ao coronavírus; Feira Segura; Plataforma de Comércio Eletrônico e lives sobre temas relevantes do agro.

Feira Segura 3.jpg

2020

2021

2021

Marca CNA SENAR Prog Telemedicina RGB Preferencial-01.png

LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE TELEMEDICINA SENAR

Um projeto-piloto de Telemedicina que, no primeiro momento, beneficia 25 mil propriedades rurais atendidas pelo programa Agronordeste e que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

Corrida Agro Fraterno.png

2021

CORRIDA AGRO FRATERNO

Realizada no coração da capital federal, foi a maior corrida que já aconteceu em Brasília, com 4 mil inscritos. A iniciativa faz parte do movimento Agro Fraterno, que conta com o apoio da ministra Tereza Cristina e que já registrou a doação de mais de 2,3 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil.