Linha do Tempo
CRIAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO RURAL BRASILEIRA (CRB)
Criação da Confederação Rural Brasileira (CRB) com o objetivo de mobilizar e coordenar movimentos de produtores rurais em defesa da produção.
MARCHA PARA BRASÍLIA
Conhecida como o primeiro “caminhonaço” dos produtores rurais no País, com mais de 700 veículos, entre caminhões, tratores, colheitadeiras e automóveis, a manifestação é considerada uma das mais pacíficas e ordeiras da Capital Federal.
MOBILIZAÇÃO ACORDO RURAL
Mobilização liderada pela CNA reuniu, durante 15 dias, 15 mil produtores e mais de dois mil caminhões e tratores, na esplanada dos ministérios, em defesa da renegociação de dívidas do setor rural.
CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA)
Ao completar 50 anos, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) passa a se chamar Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), facilitando, assim, a identificação do país de origem nos eventos internacionais.
CREDENCIAMENTO DOS SINDICATOS DE PRODUTORES RURAIS PARA EMISSÃO DE DAP´s
Organização e coordenação do processo de credenciamento dos sindicatos rurais junto ao Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) para a emissão e fornecimento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), pré-requisito para a contratação de operações de financiamento de custeio e investimento, facilitando, assim, o acesso de pequenos produtores rurais às políticas públicas de obtenção de crédito.
PLANO HIDROVIÁRIO
Contribuições da CNA na elaboração do Plano Estratégico Hidroviário (PEH) do governo federal. Foram sinalizados os rios prioritários para o escoamento de produtos às intervenções necessárias. Atualmente, os rios Madeira, Tapajós, Tocantins, Tietê-Paraná e Paraguai transportam 49 milhões de toneladas de produtos agrícolas.
2009
2006
PARTICIPAÇÃO NA RIO + 20
Depois de 20 anos da Cúpula do Clima, o setor agropecuário reafirmou os seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. A RIO +20 contou com a participação ativa da CNA em que foram apresentados as ações e os projetos do agronegócio. Foi mostrado ao mundo o processo produtivo do agronegócio brasileiro, bem como o seu potencial de sustentabilidade. Encaminhou-se a proposta técnica para oferecer ao mundo a bem-sucedida experiência de conservação da vegetação à beira dos cursos d’água a título de preservação permanente.
PRÊMIO CNA AGRO BRASIL
Criação do prêmio para a CNA homenagear, anualmente, personalidades que se destacaram com ações relevantes ao desenvolvimento do setor agropecuário e do Brasil.
2017
OBSERVATÓRIO DA CRIMINALIDADE NO CAMPO
A CNA criou o Observatório da Criminalidade com o objetivo de traçar um diagnóstico e propor ações para combater a violência que atinge as propriedades rurais. Em 2018 a CNA passou a ter assento no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
CERTIFICAÇÃO DE CARNE BOVINA
Com o objetivo de garantir a produção de carne de qualidade atestada pelas associações de raça, o Instituto CNA criou a Plataforma de Qualidade CNA.
PROGRAMA NOSSO AGRO
Para divulgar o trabalho dos produtores rurais e mostrar a importância da agropecuária para a sociedade brasileira, o Sistema CNA/Senar lançou o programa de TV Nosso Agro exibido aos sábados no canal Band. No seu lançamento, o programa tinha o nome Agro Forte, Brasil Forte. E era exibido pelo canal fechado TerraViva.
2017
ALIANÇA AGROECONÔMICA DO CENTRO-OESTE
Formada pela CNA, ICNA, Famasul, Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária – Imea e Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás, a Aliança tem por objetivo produzir estudos, levantamentos e pesquisas sobre preços agropecuários, custo de produção e frete, monitoramento de safra –área, produção, plantio, comercialização, colheita e processamento, dados de rebanho, abate de animais e produção de carne e exportação, entre outros temas relacionados.
STF DECLARA CONSTITUCIONAL O CÓDIGO FLORESTAL
Após atuação da CNA, o Supremo Tribunal Federal declarou constitucional o Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/12), o que garantiu previsibilidade e segurança jurídica aos produtores rurais.
ENCONTRO COM PRESIDENCIÁVEIS
A CNA promoveu um debate com os candidatos à presidência da República em sua sede, em Brasília. Além de conhecer as propostas dos candidatos, a CNA apresentou as reivindicações do setor. Evento similar aconteceu também nos anos de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014 e 2018.
PLATAFORMA ID AGRO: REGISTRO OFICIAL DE TRATORES E MÁQUINAS AGRÍCOLAS
O Instituto CNA, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Sistema CNA/Senar, desenvolveu a plataforma que permite o registro oficial de máquinas sem custo para o produtor rural.
AÇÕES NA
PANDEMIA
O Sistema CNA/Senar não parou de trabalhar para atender ao produtor durante a pandemia. Entre as principais soluções: ampliação de cursos a distância; Whatsapp para solucionar problemas de produção e saúde; cartilhas online de prevenção ao coronavírus; Feira Segura; Plataforma de Comércio Eletrônico e lives sobre temas relevantes do agro.
1951
1964
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA (CNA)
A Confederação Rural Brasileira (CRB) passa a se chamar Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a defender os interesses econômicos da agropecuária em todo o território nacional.
FRENTE AMPLA DA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Um marco na agropecuária brasileira, que reuniu em Brasília cerca de 30 mil produtores rurais de todo o País para protestar contra os pontos negativos do Plano Cruzado mais prejudiciais à categoria rural.
1995
1999
2001
2003
2005
MUDANÇA DE SEDE
Depois de 31 anos instalada no Palácio da Agricultura, em Brasília/DF, a CNA se mudou para a nova sede: Um prédio moderno e funcional localizado no SGAN, 601, Brasília/DF.
2010
PAZ NO CAMPO
Ato público liderado pela CNA reuniu dois mil produtores rurais, de diversas regiões do País, trajando roupas brancas, em manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para pedir paz no campo. Solicitaram o apoio do Congresso Nacional à aprovação do Plano Nacional de Combate às Invasões, encaminhado pela CNA ao Ministério da Justiça.
2012
CRIAÇÃO DA FACULDADE CNA
Com um projeto educacional diferenciado, a Faculdade CNA é destinada a suprir uma lacuna no processo de gestão do agronegócio brasileiro, com o objetivo prioritário de unir teoria à prática.
2013
2016
MANIFESTAÇÃO PRÓ-IMPEACHMENT
Liderados pela CNA, 20 mil produtores rurais e lideranças do setor uniram-se aos movimentos sociais, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em defesa do crescimento econômico do País e pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff.
ACORDO DE PARIS
A CNA participou ativamente nas consultas e discussões das questões relacionadas à COP 21 de Paris, em especial por ser a atividade da produção de alimentos afetada diretamente pelas questões climáticas. Nesse ano, foi proposto o Acordo de Paris, que trata das medidas empreendidas por cada país num período pós Kyoto. O Brasil estabeleceu metas ambiciosas, as quais refletem nas atividades agropecuárias. A CNA atuou junto aos negociadores para garantir que a agropecuária fosse beneficiada com as ações empreendidas para o esforço de redução de emissões.
2016
2016
FACULDADE CNA
Formatura da primeira turma de alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade CNA.
2017
2017
2017
VENDAS EM BALCÃO: MAIS PRODUTORES RURAIS NORDESTINOS PASSAM ACESSÁ-LO
A CNA atuou na reformulação dos critérios de enquadramento do Programa Venda em Balcão da CONAB, possibilitando que pequenos produtores com imóveis acima de 4 e até 10 módulos ficais acessassem os estoques públicos de milho.
PROJETO FORRAGEIRAS PARA O SEMIÁRIDO –
PECUÁRIA SUSTENTÁVEL
13 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) representativas do semiárido brasileiro foram implantadas em todos os estados da região Nordeste, além do norte de Minas Gerais. O Projeto avalia o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido para recomendação de novas opções de fonte de alimento para os rebanhos.
2017
2020
INSTITUIÇÃO DE REFERÊNCIA DE MERCADO PARA A BORRACHA NATURAL
A CNA, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), criou o Índice de Preços de Referência para a Borracha Natural, que vem sendo utilizado, por meio das publicações mensais, como parâmetro de preço nas negociações do mercado interno.
1992
IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ERRADICAÇÃO DA FEBRE AFTOSA
Início do plano de erradicação da febre aftosa no Brasil com a publicação do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. A construção do plano contou com o auxílio da CNA.
LEI Nº 9.138 AUTORIZA A SECURITIZAÇÃO DA DÍVIDA RURAL
Resultado da mobilização dos produtores rurais, em função do elevado nível de endividamento e inadimplência decorrente das condições macroeconômicas. A securitização da dívida agrícola consistiu em alongamento de prazo para o pagamento das dívidas dos produtores, com a interferência direta do Tesouro Nacional como garantidor das operações.
1995
1987
2012
2001
PUBLICAÇÃO DOS DIREITOS ANTIDUMPING CONTRA O LEITE EM PÓ IMPORTADO
Foi publicada a Resolução Camex Nº 01, de 2 de fevereiro de 2001, fixando o direito antidumping às importações de leite em pó oriundo da Nova Zelândia e da União Europeia para o Brasil. A CNA foi peticionária no processo que resultou na aplicação de tarifas ao leite em pó importado dos respectivos países.
CRIAÇÃO DO COMITÊ CONSULTIVO DO CONSELHO INTERMINISTERIAL DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL
Apoio à criação do Comitê Consultivo do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), que possibilitou ao setor produtivo discutir e propor ao governo políticas para o setor canavieiro.
2002
QUEM PRODUZ O QUE NO CAMPO: QUANTO E ONDE
Primeiro estudo publicado pela CNA em parceria com a FGV utilizando como base os microdados do Censo Agropecuário 1995/96 do IBGE, que forneceu informações sobre o valor bruto da produção e área total, além de calcular valores médios, medianos e percentuais dos grupos enquadráveis e não enquadráveis no Pronaf das regiões brasileiras.
2004
LEI 10.823 AUTORIZA A CONCESSÃO DE SUBVENÇÃO ECONÔMICA AO PRÊMIO DO SEGURO RURAL
Com base na Lei, o Decreto nº 5.121/2004 cria o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), estabelecendo as diretrizes, beneficiários e competências dos colegiados ligados ao Programa. Com apoio da CNA, nasce um dos principais programas, o qual auxilia o produtor na gestão de riscos da atividade rural.
2005
TRATORAÇO
Organizados pela CNA, 15 mil produtores realizaram um "tratoraço", em Brasília para sensibilizar o poder público para uma das maiores crises vivenciadas pelo setor produtivo.
2007
CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA DE IDENTIDADE E QUALIDADE DA SOJA
A CNA, em conjunto com demais entidades do setor, participou da construção do Programa de Identidade e Qualidade (PIQ) da soja, instituído e publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – Instrução Normativa 11/2007.
2007
AÇÃO JUNTO AO PODER EXECUTIVO PARA AJUSTES NO IMPOSTO DE RENDA ATIVIDADE RURAL
A atuação da CNA viabilizou a elevação dos valores para fins de aplicação de alíquotas de incidência de imposto de renda na atividade rural (Lei nº 11.482).
ALTERAÇÃO NA LEI 10.925/2004
A CNA conseguiu incluir produtos lácteos, sêmen e embriões no rol de produtos com alíquota zero do PIS/PASEP da COFINS, reduzindo, desse modo, o custo tributário dos produtores rurais.
2007
PEDÁGIOS REDUZIDOS
A efetiva atuação da CNA possibilitou a adoção do modelo de menor tarifa nos leilões de concessões rodoviárias federais. O modelo híbrido, que considera o valor de maior outorga na sua metodologia, resultaria em pedágios 30% mais caros!
2007
PROJETO CAMPO FUTURO
Criação do projeto Campo Futuro com objetivo de levantar custos de produção de diferentes atividades agropecuárias. O propósito é aliar a capacitação do produtor à geração de informações estratégicas do setor rural, contribuindo para as tomadas de decisão no campo. Iniciou levantando custos de pecuária de corte, cana-de-açúcar, café, grãos e pecuária de leite.
2007
RENOVAÇÃO DOS DIREITOS ANTIDUMPING
Foi publicada a Resolução Camex nº 04/2007, renovando a aplicação dos direitos antidumping às importações de leite em pó oriundo da Nova Zelândia e da União Europeia para o Brasil.
2007
REDUÇÃO DAS TARIFAS DE IMPORTAÇÃO DO FOSFATO BICÁLCICO
Devido aos altos preços dos suplementos minerais, a CNA apresentou proposta para incluir o fosfato bicálcico na lista de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, reduzindo essa alíquota de 10% para zero.
2008
REDUÇÃO DAS TARIFAS DE IMPORTAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS
Atendendo à solicitação da CNA e demais entidades do setor, foram reduzidas as tarifas de importação do glifosato de 35,8 para 2,9%, do nitrato de amônia – da Ucrânia, de 19% para 13%; da Rússia, de 32,1% para 13,3%.
2008
POLÍTICA GERAL DE PREÇOS MÍNIMOS PARA CANA DO NORDESTE
Por sugestão da CNA, foi criado um grupo de trabalho no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com a participação das principais lideranças do setor canavieiro para tratar da inclusão da cana-de-açúcar na Política Geral de Preços Mínimos (PGPM). Esse grupo auxiliou a construção de um modelo de subvenção emergencial para os produtores de cana do Nordeste.
2009
2009
CELEBRAÇÃO DE ACORDO DE COTAS E PREÇOS COM O SETOR LÁCTEO ARGENTINO
O acordo limitou a entrada de leite em pó da Argentina para o Brasil até 2018, garantindo previsibilidade e preços de mercado ao produto importado.
SUBVENÇÃO A PRODUTORES INDEPENDENTES DE CANA
A CNA apoiou a elaboração de emendas à Medida Provisória 472/2009 para criar a subvenção destinada aos produtores independentes de cana-de-açúcar da região Nordeste. A MP foi aprovada e convertida na Lei nº 12.259, de 10 de junho de 2010.
2010
FUNDO DE CATÁSTROFE
Aprovação de projeto de lei, sancionado como Lei Complementar 137/2010, que criou o Fundo de Catástrofe para a agropecuária brasileira, que assegurava recursos para enfrentar problemas, como a seca. O pleito foi idealizado em 2005 pela CNA, que já havia mobilizado produtores no “tratoraço”.
2010
LANÇAMENTO DO PROGRAMA ABC
A CNA participou da composição do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas, por meio da formulação do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Esse programa promoveu o incentivo à recuperação de pastagens degradadas, fixação biológica de nitrogênio, sistema agroflorestal e plantio direto para o desenvolvimento de atividades de balanço positivo na emissão de carbono.
2010
CRIAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO MÉDIO PRODUTOR (PRONAMP)
Linha de crédito voltada especificamente ao desenvolvimento de médios produtores, por meio de condições mais favorecidas para o seu financiamento de custeio e investimento, demanda defendida pela CNA.
2010
QUEM PRODUZ O QUE NO CAMPO: QUANTO E ONDE II
Segundo estudo publicado pela CNA em parceria com a FGV, utilizando como base os microdados do Censo Agropecuário 2006 do IBGE. O documento atualizou e confirmou os resultados obtidos na 1º versão, de 2004.
2010
2010
2010
PROJETO BIOMAS – PARCERIA CNA E EMBRAPA
O Projeto Biomas foi lançado em 2010 com o objetivo de viabilizar, aos produtores rurais, soluções para a conservação, a recuperação e o uso econômico e sustentável de áreas rurais nos seis biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Amazônia e Pantanal). Foram mais de 10 anos de execução, 400 pesquisadores e técnicos mobilizados, 21 centros de pesquisa da Embrapa e cerca de 120 instituições envolvidas. O projeto deixou um legado de resultados, alinhando a conservação e a produção, bem como subsidiou as discussões para o aprimoramento e a aplicação do Código Florestal Brasileiro.
ANÁLISE DO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS
A CNA viabilizou a realização de uma pesquisa visando detectar o “porquê” do baixo consumo apontando, assim, a direção que a campanha deveria tomar. A pesquisa foi realizada e obteve os seus resultados divulgados no mês de agosto/2011.
2011
NOVO CÓDIGO FLORESTAL
A CNA trabalhou arduamente, durante anos, por uma legislação ambiental que fosse adequada à realidade brasileira e que garantisse a produção sustentável de alimentos com a preservação ambiental, regularizando a situação dos produtores rurais e conferindo-lhes segurança jurídica, o que foi alcançado com a publicação da Lei nº 12.651, o Novo Código Florestal. A mobilização do setor, no momento da apreciação da matéria no Congresso Nacional, demonstrou a ampla adesão do agronegócio à Lei que concilia preservação com produção.
2012
NOVA NR 31
Em 27 de outubro, foi publicada a Portaria nº 22.677, atribuindo nova redação à Norma Regulamentadora (NR) 31, que trata da segurança e da saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. Fruto do árduo e persistente trabalho da CNA no âmbito da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), o novo texto traz, de maneira clara, desburocratizada, facilmente compreensível e exequível, todas as obrigações pertinentes ao trabalho rural, adequadas às características e especificidades do setor em prol da efetiva tutela do labor no campo.
2020
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA EM FLORICULTURA
Com o apoio do Senar, a CNA realizou em Holambra (SP) o primeiro curso de instrutores/multiplicadores em floricultura. Com o curso, houve um significativo aumento da capacidade de gestão e difusão de novas tecnologias na cadeia produtiva da floricultura visando à melhoria na produtividade, na qualidade de flores e, consequentemente, a otimização da competitividade.
CRIAÇÃO DO PROGRAMA PARA CONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DE ARMAZÉNS (PCA)
Linha de crédito com o objetivo de apoiar investimentos necessários à ampliação, modernização, reforma e construção de novos armazéns. Foram anunciados R$ 25 bilhões para aplicação no programa ao longo de cinco anos. A taxa de juros definida para a safra 2013/2014 foi de 3,5% ao ano e o prazo máximo para reembolso de até quinze anos, incluídos três anos de carência, atendendo, assim, plenamente ao pleito da CNA.
2013
2013
CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (INOVAGRO)
Linha de crédito construída em conjunto com a CNA, voltada ao apoio de investimentos necessários à incorporação de inovações tecnológicas nas propriedades rurais, visando ao aumento da produtividade, à adoção de boas práticas agropecuárias e de gestão da propriedade rural e à inserção competitiva dos produtores rurais nos diferentes mercados consumidores.
2013
LEI DOS PORTOS
A CNA foi fundamental na elaboração e aprovação da Lei nº 12.815/2013. Um verdadeiro marco para o setor portuário, que permitiu a instalação de 92 instalações portuárias (TUP, ETC e IP4) nas regiões atendidas pelo complexo portuário do Arco Norte. A movimentação, nesses portos, saltou de 10,1 milhões de toneladas para 42,3 milhões de toneladas.
CENTRO DE CONTROLE BIOLÓGICO DA MOSCA DAS FRUTAS
Com o objetivo de proteger as frutas temperadas da ação danosa da mosca das frutas, a CNA apresentou ao MAPA uma proposta de criação de um Centro de Controle Biológico de Anastrepha Farteculus. A ação resultou no estabelecimento de um projeto desenvolvido pela Embrapa e na alocação de recursos via emenda parlamentar para implantação da MOSCASUL nas instalações da Embrapa Uva e Vinho.
2013
2013
RENOVAÇÃO DOS DIREITOS ANTIDUMPING
Foi publicada a Resolução Camex nº 02/2013, renovando, pela segunda e última vez, os direitos antidumping às importações de leite em pó oriundo da Nova Zelândia e da União Europeia.
AÇÕES PARA AMPLIAÇÃO DO SUPORTE FITOSSANITÁRIO
A CNA participou ativamente da construção da INC nº 1, de 16 de junho de 2014, que estabeleceu diretrizes e exigências voltadas ao registro de agrotóxicos, para as Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI), bem como o limite máximo de resíduos permitido.
2014
2014
POLÍTICA NACIONAL DE FLORESTAS PLANTADAS
A CNA apoiou e atuou na construção da Política Agrícola para Florestas Plantadas, regulamentada pelo Decreto nº 8.375/2014, com o intuito de organizar e buscar formas de regulamentar os instrumentos de política agrícola para o setor florestal.
COMPROMISSO COM A BIODIVERSIDADE
A CNA, como representante do setor agropecuário na Comissão Nacional de Biodiversidade (CONABIO), reafirmando o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, participou da nacionalização das metas mundiais de biodiversidade, contribuindo amplamente para o reconhecimento das ações do setor, adequando os compromissos mundiais à realidade do Brasil. A Resolução CONABIO nº 6, de 2013, que trata das metas nacionais da biodiversidade até 2020, mostrou o devido reconhecimento do papel das propriedades rurais no alcance da preservação do patrimônio biológico do Brasil.
2014
CRIAÇÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA DOS AGENTES DO PROGRAMA DE SUBVENÇÃO AO PRÊMIO DO SEGURO RURAL, PRESIDIDA PELA CNA POR QUATRO ANOS
A Comissão contou com a participação de entidades representativas de todos os segmentos do mercado segurador de produtos rurais, e a sua atuação visava sugerir melhorias nas regras do PSR ao Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural (CGSR), visando à otimização do gasto público e à harmonia entre os agentes envolvidos no Programa.
2015
ECLUSAS PARA NAVEGAÇÃO
A Lei nº 13.081/2015, que contou com a participação da CNA na elaboração do texto, tornou obrigatória a construção de eclusas em rios navegáveis ou potencialmente navegáveis. Importante marco regulatório para garantir a navegação nos Rios Tocantins, Teles Pires-Tapajós e Tietê-Paraná, por exemplo.
2015
2015
REGISTRO DE TRATORES E MÁQUINAS AGRÍCOLAS
A CNA defendeu a dispensa do emplacamento e licenciamento de tratores e máquinas agrícolas que culminou na Lei nº 13.154/2015. Assim, o requisito para trafegar em vias públicas passou a ser o registro único, regulamentado e administrado pelo Ministério da Agricultura.
2015
MAIOR EXPOSIÇÃO DE FRUTAS DO MUNDO
Em homenagem ao Dia do Produtor Rural, a CNA promoveu uma ação que entrou para o Guinness Book:
a maior exposição de frutas do mundo, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
APOIO NA GESTÃO DA CRISE HÍDRICA NO VALE DO SÃO FRANCISCO
Visando minimizar os impactos causados pela crise hídrica no Vale do São Francisco, a CNA solicitou ao Ministério da Integração (MI) a aquisição de bombas flutuantes para bombear água do reservatório até as estações de bombeamento dos perímetros públicos de irrigação evitando a quebra da produção irrigada.
2015
ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO GUIA DE SEGUROS RURAIS E PROAGRO PELA CNA
O Guia apresenta conceitos básicos, fundamentos e informações sobre o funcionamento de cada modalidade de seguro, com o propósito de ampliar o conhecimento de produtores rurais e demais agentes de interesse do setor agropecuário.
2016
RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DE CRÉDITO RURAL
Após décadas de negociação envolvendo o governo federal, o Congresso Nacional e a CNA, foi publicada a Lei nº 13.340/2016, autorizando a liquidação e a renegociação de dívidas relacionadas com operações de crédito rural. Trata-se de uma das mais importantes conquistas do Sistema CNA para as regiões Norte e Nordeste.
2016
LEI DOS CONTRATOS DE INTEGRAÇÃO (LEI Nº 13.288/16)
A CNA atuou como protagonista nas negociações, as quais duraram cinco anos, com as entidades representativas dos setores produtivo e industrial visando à elaboração de proposta única do texto. A partir dessa data, os contratos de integração agroindustrial passaram a ser regidos por norma específica dentro do ordenamento jurídico brasileiro.
2016
2016
HORTIFRUTI SABER E SAÚDE - COMITÊ CIENTÍFICO DE FRUTAS E HORTALIÇAS SEGURAS
A CNA, em parceria com outras entidades do setor, criou o programa Hortifruti Saber e Saúde. O objetivo foi reunir especialistas para a difusão de informações científicas sobre o setor.
2016
PESCADO NO REGIME DE ALERTA DE IMPORTAÇÃO
Após pedido da CNA, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento editou a Norma Interna com o objetivo de disciplinar os procedimentos de implantação do Regime de Alerta de Importação (RAI) para enquadramento de empresas estrangeiras, cujos produtos exportados para o Brasil tenham apresentado alguma não conformidade durante os procedimentos de fiscalização.
DIAGNÓSTICO DA FLORICULTURA BRASILEIRA
O estudo foi elaborado pela Makestrat Consultoria, sob a coordenação do professor Dr. Marcos Fava Neves. O trabalho mapeou a produção de flores no Brasil, apontando o impacto socioeconômico e a relevância que a cadeia produtiva da floricultura tem dentro do agronegócio brasileiro.
2016
2016
CRIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS - RENOVABIO
A CNA atuou para a promulgação da Lei nº 13.576/2017, que dispõe sobre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). O objetivo foi promover maior competitividade dos biocombustíveis no mercado e possibilitar o crescimento da produção e comercialização de etanol.
PRORROGAÇÃO DA ISENÇÃO DO ADICIONAL AO FRETE PARA RENOVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE (AFRMM)
A manutenção da isenção do AFRMM assegura competitividade aos produtores rurais, uma vez que uma possível tributação eleva significativamente o custo de transporte.
2017
2017
GERAÇÃO DE ENERGIA POR MEIO DE BIOMASSA FLORESTAL
Atuação da CNA, por meio do desenvolvimento de conjunto de ações com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para inclusão da Biomassa Florestal de florestas plantadas no Plano Decenal de Expansão Energética (PDE). A energia de biomassa florestal foi componente dos leilões de energia, que ocorrerem em 2017 e 2018, tornando-se alternativas de comercialização e renda para os silvicultores.
PRORROGAÇÃO DO CONVÊNIO ICMS 100/1997
A CNA promoveu ações para assegurar a manutenção do Convênio ICMS 100/97, visando à manutenção dos benefícios tributários incidentes sobre os insumos agropecuários, garantindo, assim, que os custos de produção não se elevem.
CRIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA FRUTICULTURA (PNDF)
A CNA participou diretamente da elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura – PNDF, apontando temas prioritários e definindo ações específicas para cada tema de acordo com as demandas dos produtores.
2018
2018
FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA
A CNA montou um estande no Fórum Mundial da Água para compartilhar as experiências bem sucedidas e os posicionamentos do setor sobre o uso responsável da água na produção de alimentos.
2018
2018
2018
APROVAÇÃO DA LEI 13.606
Estende o prazo para concessão de rebate para liquidação das operações de crédito rural contratadas até 31/12/2011, previstas na Lei nº 13.340/2016, até 27 de dezembro de 2018. Além disso, a Lei cria o programa de parcelamento de dívidas previdenciárias.
2018
PROGRAMA CADEC BRASIL
Com a publicação da Lei da Integração em 2016, a CNA montou uma estrutura de consultoria técnica e jurídica para atender gratuitamente aos suinocultores e avicultores no sentido de esclarecer a lei, conduzir encontros e reuniões, além de instruir sobre técnicas de negociação e gestão dos custos de produção.
2019
PROGRAMA ALIMENTOS ARTESANAIS E TRADICIONAIS
O Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais visa promover os alimentos produzidos de forma artesanal ou tradicional. O programa está dividido em cinco eixos temáticos: Regulamentação, Organização coletiva, Tributação e crédito, Comercialização e marketing e Capacitação e ATeG voltada à Agroindústria Artesanal.
PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL
A iniciativa de organizar concursos de qualidade para os produtos alimentares artesanais nasceu do Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar e teve sua 1ª edição voltada aos chocolates artesanais em 2019. No ano seguinte, a premiação inédita envolveu a charcutaria, na modalidade salames. Já, em 2021, foi realizada a 2ª edição do prêmio para os chocolates artesanais, observando-se o aumento de quase cinco vezes na inscrição e participação de produtores de chocolates das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.
2019
2019
GREVE DOS CAMINHONEIROS
A CNA ingressou, no STF, com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5959, requerendo a declaração de inconstitucionalidade do tabelamento de preços mínimos obrigatórios do frete rodoviário de cargas.
LANÇAMENTO DO
PROJETO P.R.A.VALER
Com o objetivo de viabilizar a regularização ambiental e produtiva das propriedades rurais, o P.R.A VALER foi criado para promover a convergência entre os setores produtivo e ambiental e contribuir, com base nos resultados do projeto Biomas e de outras pesquisas, com os Programas de Regularização ambientais (PRAs) estaduais, disponibilizando um amplo cardápio de soluções tecnológicas, que permitirão ao produtor resolver os seus passivos ambientais com menor custo e, ainda, com possibilidade de retorno econômico.
2021
2021
AGRO
FRATERNO
Movimento liderado pelo Sistema CNA/Senar, pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e pelas entidades do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que se reuniram em uma corrente solidária para ajudar as famílias mais necessitadas atingidas pela pandemia.
LANÇAMENTO DA SEGUNDA
FASE DO PROJETO
FORRAGEIRAS PARA O SEMIÁRIDO
As espécies selecionadas na etapa inicial do projeto serão analisadas pela capacidade de suporte quando submetidas ao pastejo dos animais diariamente.
2021
CAMPANHA DE COMBATE À VENDA CASADA NAS CONCESSÕES DE CRÉDITO RURAL
Mobilização das entidades representativas, do Ministério da Agricultura e do Ministério da Justiça para a penalização efetiva das instituições financeiras que praticam venda casada, que resultou na implementação da campanha “Nada além do que preciso”.
2019
2019
APROXIMAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS COM A AGENDA DE GREEN FINANCE
Apoio da CNA à definição da taxonomia de certificação de títulos de crédito sustentáveis em agricultura pela Climate Bonds Initiative (CBI) e publicação do documento “Destravando o potencial de investimentos verdes para a agricultura no Brasil”.
ADEQUAÇÕES E IMPLEMENTAÇÃO DA RASTREABILIDADE DE PRODUTOS VEGETAIS (INC 02/2018)
A CNA atuou junto ao MAPA no sentido de viabilizar a prorrogação do prazo para implementação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana, estabelecido na Instrução Normativa Interministerial nº 02/2018 do MAPA e Anvisa. A ampliação do prazo foi necessária para melhor adequação dos produtores às exigências da norma diante do número restrito de produtos registrados para algumas culturas.
2019
MONITORAMENTO DE MOSCA DAS FRUTAS
Frente às dificuldades de acesso à assistência técnica pública, a CNA, em parceria com o Sebratec, construiu a iniciativa de monitoramento e controle da mosca-das-frutas na região do vale do São Francisco. A parceria visa suprimir infestações dessa praga, que tem comprometido a produção e colocado em risco a exportação de frutas da região.
2019
PRORROGAÇÃO DO ANTIDUMPING DO ALHO CHINÊS
A CNA forneceu informações para execução do estudo, que justificou a prática de dumping pela China no que se refere à produção de alho. Como resultado da demanda do setor, foi publicada, em 03 de outubro de 2019, a Portaria nº 4.593/2019 do Ministério da Economia, com a prorrogação do direito antidumping para um prazo de até cinco anos.
2019
SUSPENSÃO DO ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO DA CANA-DE-AÇÚCAR
A CNA atuou na revogação do Decreto nº 6.961/2009, que definia critérios para financiamento do setor sucroenergético com base no Zoneamento Agroecológico (ZAE) da cultura. A partir de 2012, com a aprovação do Novo Código Florestal, o Brasil passou a ter uma legislação mais completa em relação às questões ambientais, que justificava a revogação.
2019
PRORROGAÇÃO DO CONVÊNIO ICMS 100/1997
Após atuação da CNA e das Federações de Agriculturas Estaduais, a vigência do convênio foi prorrogada por mais um ano. Essa atuação foi muito importante para evitar aumento de custos com insumos agropecuários em todo país e, sobretudo, repasse nos preços dos alimentos, o que ocasionaria aumento da inflação.
2019
CONSULTORIAS ESTADUAIS PARA EXPORTAÇÃO - BAHIA, MINAS GERAIS, SÃO PAULO, RIO GRANDE DO SUL E MATO GROSSO DO SUL
Em abril de 2020, foram iniciados os atendimentos nos estados com foco em prospecção e mapeamento de produtores rurais e cooperativas com potencial de direcionar sua produção para o comércio exterior, arregimentando-os em grupos estratégicos e preparando-os para o mercado internacional.
2020
LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE ESTRUTURAÇÃO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DE PULSES
Com o propósito de promover os pulses, a CNA estruturou um programa em apoio ao setor. A primeira ação foi o lançamento de um site com as informações das principais espécies e variedades de pulses cultivadas no país.
2020
CRIAÇÃO DO ESCRITÓRIO EM XANGAI
A CNA implementou um escritório em Xangai (China) para apoiar estrategicamente o produtor brasileiro no mercado asiático.
2020
DIREITO DE SALVAR SEMENTES PARA USO PRÓPRIO
A CNA defendeu a preservação do direito dos produtores de salvar sementes durante a construção e análise em consulta pública do novo Decreto de Sementes e Mudas. A Confederação foi atendida e o direito de salvar sementes foi reafirmado no Decreto nº 10.586/2020.
2020
2020
AUTORIZAÇÃO PARA USO DOS ESTOQUES DE PARAQUATE
Após a confirmação do banimento dos produtos à base de Paraquate, a CNA foi atendida na sua solicitação para uso dos estoques a partir desse ingrediente ativo na safra 2020/2021 (Resolução de Diretoria Colegiada 428/2020).
2020
PUBLICAÇÃO DA LEI 13.986, A LEI DO AGRO
A CNA atuou na construção da Lei nº 13.986/2020, que melhora o ambiente regulatório para a concessão de crédito privado. Como resultado, as emissões de títulos do agronegócio ampliaram expressivamente e as instituições que atuam no Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) passaram de cinco, em 2020, para doze, em 2021.
ESTRUTURAÇÃO DE UMA OPERAÇÃO-PILOTO DE CRA GARANTIDO PELO BNDES
A principal diferença dessa operação é que o BNDES garante uma parte do risco do investidor. Desse modo, a operação deixa de ter como fator de risco o produtor, assumindo o BNDES, então, o risco.
2020
2020
PAVIMENTAÇÃO DA BR-163/MT/PA
Exemplo emblemático para representar as intervenções da CNA na melhoria da malha rodoviária no Brasil. A conclusão da BR-163/MT/PA possibilita, em 26%, a redução dos custos de transportes para produtores de grãos do Mato Grosso.
2020
PRORROGAÇÃO DO CONVÊNIO ICMS 100/1997
Em 2020, duas iniciativas dos estados ocorreram no sentido de revogar os benefícios concedidos aos insumos agropecuários. A CNA atuou no início e no final do ano junto às respectivas Secretarias de Fazendas Estaduais e a vigência do convênio foi prorrogada por mais um ano, evitando, assim, que o custo de produção se elevasse em até 14,3%.
PLATAFORMA MULTISSOLUÇÕES EM CONECTIVIDADE RURAL
Desenvolvimento de plataforma de busca com o objetivo de auxiliar os produtores rurais a identificar provedores e planos para uso de ferramentas digitais em suas propriedades, independentemente de sua localização no território brasileiro. As soluções em conectividade rural disponíveis na Prover permitirão conectar pessoas e “coisas” (iot) no meio rural, atendendo demandas estratégicas das cadeias produtivas do Agro.
2021
2021
LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS 2022 INCLUI A SUBVENÇÃO AO PRÊMIO DO SEGURO RURAL COMO DESPESA NÃO CONTINGENCIÁVEL
Mobilização dos parlamentares pela CNA viabilizou a sanção da LDO sem vetos à emenda que inclui as despesas com subvenção ao prêmio do seguro rural como despesa obrigatória.
PUBLICAÇÃO DA LEI Nº 14.130, A LEI DOS FIAGROS
A estruturação de fundos para o financiamento do agronegócio tem o potencial de ampliar significativamente a oferta de crédito para o agronegócio, pois permite ao investidor diversificar o seu risco. A CNA atuou na construção da lei e na articulação política para a derrubada dos vetos.
2021
2019
PROGRAMA DE INTERCÂMBIO AGROBRAZIL
Criado em abril de 2017, o programa leva diplomatas e adidos agrícolas de embaixadas estrangeiras em Brasília para conhecer a realidade das propriedades rurais brasileiras, promovendo a imagem do campo para representantes de mercados estratégicos.
2017
2017
REDE INTERAGRO
CNA lança a Rede InterAgro – Rede Agropecuária de Comércio Exterior – é um projeto precursor ao Projeto AgroBR, com objetivo de estimular ações de promoção comercial e apoiar as Federações de Agricultura e Pecuária estaduais nos temas relacionados ao comércio internacional.
ALIANÇA AGROBRAZIL
A Aliança AgroBrazil foi lançada pela CNA em junho de 2018 para atuar nas discussões de acordos de livre comércio, negociações sanitárias e fitossanitárias e na defesa dos interesses do setor agropecuário brasileiro. É composta por 35 entidades ligadas ao setor agropecuário.
CONCLUSÃO DAS NEGOCIAÇÕES DO ACORDO MERCOSUL - UE
A CNA realizou diversas ações em apoio a conclusão das negociações do acordo MERCOSUL-EU, ajudando a identificar oportunidades para o setor agropecuário e construir consensos favoráveis ao acordo.
2019
2019
PROJETO AGRO.BR
Projeto que promove os produtos de pequenos e médios empresários rurais no comércio exterior, diversificando a pauta de exportações do agronegócio, através de capacitações, estudo de mercados, rodadas de negócios, participação em feiras e missões.
PRORROGAÇÃO DO CONVÊNIO ICMS 100/1997
Em 2021, alguns estados formaram um grupo de trabalho para debater alternativas viáveis para a revogação do Convênio ICMS, o que aumentaria, expressivamente, o custo de produção das atividades agropecuárias. A CNA trabalhou para que não houvesse a revogação. Por fim, a vigência do convênio foi prorrogada para 2025. Apenas para fertilizantes houve uma mudança gradual no sistema de tributação.
2021
CAMPANHA “FRUTAS E HORTALIÇAS – POR QUE COMER MAIS?”
A CNA promoveu, em parceria com a FAO no Brasil, ação de incentivo ao consumo de furtas e hortaliças. A iniciativa contou com a participação de profissionais que apresentaram informações acerca de segurança alimentar, segurança do alimento, análise das cadeias produtivas, rastreabilidade e certificação, benefícios e características nutricionais das frutas e hortaliças. A ação também contou com a construção de um mapa da produção de frutas e hortaliças no Brasil.
2021
LANÇAMENTO DA NOVA MARCA CNA
Uma evolução do legado da CNA, a nova marca acompanha a mudança do agro brasileiro, trazendo, em sua forma e cores, modernidade.
2019
2020
MEDIA CENTER
Criação do estúdio multimídia para produção de conteúdos relevantes para os produtores rurais e toda a sociedade brasileira. No média center são produzidos conteúdos como vídeos, entrevistas, podcasts, lives e eventos virtuais.
ABERTURA DE ESCRITÓRIO INTERNACIONAL EM SINGAPURA
Inauguração do escritório de negócios em Singapura, a iniciativa faz parte do Projeto Agro.BR de Internacionalização do setor agropecuário. Objetivo de aproximar as oportunidades comerciais na Ásia, região que mais cresce em consumo de alimentos, de pequenos e médios produtores rurais brasileiros.
2021
COP 26
A CNA esteve presente em edições anteriores da COP e, na 26ª edição que aconteceu em 2021, participou das discussões com representantes presenciais na conferência, além de participar também no estande Brasil, montado em Brasília com transmissão ao vivo para Glagow, na Escócia.
2021
2016
REINSERÇÃO ECONÔMICA E PRODUTIVA DE PRODUTORES RURAIS NORDESTINOS
A CNA juntamente com a bancada da região Nordeste atuou fortemente para a aprovação da Lei nº 13.340/2016, que representou medidas de estímulo à liquidação e renegociação de dívidas rurais na área de atuação da Sudene.
2017
2018
2019
AÇÕES PARA CONTINUIDADE DA COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E HORTALIÇAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
A CNA desenvolveu o protocolo “Feira Segura”, criado com o intuito de garantir a execução de feiras de produtores e o cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária, evitando, desse modo, riscos aos feiristas e consumidores. Além disso, a CNA também constituiu uma plataforma de comércio on-line –o Mercado CNA –, em que os produtores podem montar bancas digitais e negociar diretamente com os compradores.
2020
CORRIDA AGRO FRATERNO
Realizada no coração da capital federal, foi a maior corrida que já aconteceu em Brasília, com 4 mil inscritos. A iniciativa faz parte do movimento Agro Fraterno, que conta com o apoio da ministra Tereza Cristina e que já registrou a doação de mais de 2,3 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil.